Barbie Collector

Como a Barbie é feita?

Em 2008, comprei meu filme da Barbie: Barbie em Canção de Natal. Há nele diversos extras divertidos e um deles é o documentário cujo título é “COLLETING DREAMS” em português, Colecionando Sonhos. Ele trata de diversos assuntos relacionados à boneca (inclusive, aconselho a quem nunca assistiu de vê-lo. Infelizmente não o vi no You Tube, mas se possível, colocarei lá para que vocês confiram) dentre eles, a história da criação da Barbie com direito a narração da Ruth Eliot (“mãe” da Bárbara) e além de ser mostrado passo a passo de como a boneca mais famosa do mundo é feita contando com a presença dos designers: Sharon Zuckerman (a que mais passa o tempo ao lado das convidadas especiais para este dia na fantástica fábrica de Brinquedos, Mattel), Bill Greening e Linda Kyaw.
O documentário era uma homenagem aos cinquenta anos da Barbie e por este motivo, eles falam da reprodução das bonecas em 2009 que fizeram grande sucesso no passado e que tinham tudo para terem grande destaque entre mães e filhas (já que assim, as mães poderiam passar um pouco da infância).
Para este passeio encantado, foram convidadas as colecionadoras, Sandra Segura (em breve, aqui no BC, entrevista exclusiva com ela) e Stephanie Segura, mãe e filha. Ambas com a mesma paixão, a Barbie. Se baseando no documentário, explicaremos o processo pelo qual a bonequinha passa antes de chegar aos consumidores. Infelizmente, no extra do DVD não é mostrado como a cabeça dela é esclupida, mas encontramos algumas fotos do site http://theberry.com/ que mostram de forma simples para vocês conferirem:

Esta "forminha" é responsável pela formação dos traços faciais da Barbie, claro que sem cores, apenas formato facial.
Depois de soltada da forminha, ela é esculpida para que fique com o formato ideal.
Depois de esculpida...
Cabeças da Barbie em várias cores.
Prontinhas para serem maquiadas e receberem o implante de cabelo. Parece meio assustador, não é?

As bonecas ficam tão sem vida assim, não é? Legal mesmo, é vê-las sendo maquiadas.
Antes não imaginava que para a produção de uma Barbie houvesse tantas pessoas por detrás empenhadas em cada detalhe desde o look a embalagem. É legal ver como funciona este trabalho um tanto complicado. Sigam as enumerações a seguir e confiram as etapas restantes:

1) O designer  que assinou a Barbie começa procurando a cor e tipo de tecido ideal para a Barbie. Tenta formar o modelo do look da boneca e o desenha para que assim possa ser feito o molde.

Este é um exemplo de esboço do Designer. Neste caso, se trata do modelito da Barbie Tribute, assinada pelo Robert Best.

2) O designer leva os esboços para a modelista que faz os moldes da roupa da Barbie.

Exemplo de molde das roupinhas para a Barbe. Para quem não está muito por dentro do mundo da costura, as modelistas se baseam no esboço e fazem a roupa de papel comas dimensões reais da boneca.

3) Enquanto isso, uma costureira fica responsável de encontrar o tipo de tecido mais conveniente para a roupa da doll.
4) A designer visual é responsável de criar os detalhes para a roupinha da Doll, como por exemplo, aquele Glitter comum nas roupinhas da Barbie ou aquelas pequenas gravuras que dão um toque especial no look.
5) Além de tudo isso, a designer também escolhe a cor do cabelo e o head face.

Cabeças ainda carequinhas...
Vocês devem ter reconhecido muitos rostinhos desta foto, não é? a designer responsável pela Doll olha qual rostinho quer na nova criação e escolhe a cor e tamanho do cabelo.
Rostinhos lindos, não?

6) Como já percebemos, cada pessoa, sua função lembrando que tudo é determinado pela designer responsável pela nova boneca Barbie. Depois de escolhido o cabelo e rosto da Doll, outra pessoa costura o cabelo a raiz (achei esta parte superinteressante).

Veja que o cabelo é praticamente costurado a cabeça da boneca. Deve ser super complicado fazer esta parte. Como a foto não se move não dá para ver a velocidade com que a agulha bate no casco da Barbie. Coitadinha, deve ficar com uma enxaqueca kkk.
Depois de fixado o cabelo, aparando os pontinhas estragadas.

7) O Designer do rosto é encarregado de criar os traços faciais da Barbie. O estilista responsável pela Doll, diz qual a cor dos olhos, lábios e tudo mais (realmente se trata de uma obra de arte).

Pincéis para a pintura da maquiagem facial da Barbie.
Tintas, removedores e tudo mais necessário para este processo.
Mais tintas e pincéis...
Esboço dos olhos e lábios da boneca (repare que primeiro há um planejamento do que será feito. No caso das Barbies Collectors, digamos que há mais cuidado com estes detalhes).
Se preparando para iniciar a pintura...
Todos os traços são super delicados e necessitam de muita paciência e precisão (porque eu não a teria kk)
Desenhando a maquiagem da Barbie...
Depois de muita concentração (repare que esta Barbie já está com o cabelo), eis o resultado. Vocês perceberam que o rostinho é o da Dorothy do clássico infantil O Mágico de Oz?

8) A última etapa é a mais fácil de todas: A preparação da embalagem da boneca, sendo que optam por cores chamativas e relacionadas ao tema da Barbie.

Como a Barbie que estava sendo pintada era a Dorothy, aqui está ela depois de vestida, penteada, maqueada e embalada (nossa quanta coisa, não é? kk)

E aí, o que vocês acharam? Já tinham visto antes uma Barbie sendo feita? Comentem então!

10 comentários em “Como a Barbie é feita?

    1. Olá Laysa!
      Assisti um documentário que mostrava como a Barbie era feita e também fiz várias pesquisas e achei sites internacionais com fotos de cada etapa.😉

  1. Nossa que capricho!!!! Sempre fui apaixonada por ela, mas,infelizmente, na,minha época de criança meus pais não tinham,condições de,comprar. Hoje com 33 anos e uma filha de 5, começamos nossa coleção. Já tenho inúmeras bonecas.

  2. Realmente estou surpreso de como é feita a Barbie uma verdadeira obra de artes, mais gostaria de da uma sugestão, como sou de origem grega por que não fazem a Barbie nas varias versões das deusas Olímpicas gregas? ou nos seres mitológicos femininos grego!

  3. Será que para a quantidade de Barbies vendidas por dia (2 por segundo) não é um processo muito demorado?
    Acho que hoje em dia existem máquinas que fazem tudo para serem produzidas tantas Barbies por dia fora isso amei sua publicação 😍.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s