Barbie Collector

Túnel do Tempo: Barbie em O Quebra de Nozes

Em 2001, a boneca mais famosa do mundo, protagonizou seu segundo filme (embora muitas pessoas acreditem que seja o primeiro), Barbie em o Quebra de Nozes, inspirado no Ballet “O Quebra de Nozes”, com a música de P.I Tchaikovsky. Eu, além de colecionadora, bailarina, não poderia deixar de falar sobre este clássico.

A história do filme


Barbie interpreta Clara, uma garota órfã que morava com o irmão e avô. Na noite de natal, ela ganha de presente de sua tia, um belo boneco de madeira, o quebra-nozes. Depois de adormecer, acorda com uma incrível luta entre seu brinquedo que tentava protegê-la e o rei Rato que por sua vez, joga um feitiço na garota fazendo que encolha e fique bem pequena. Para acabar com o encanto, Clara se junta ao Quebra de Nozes e vão à busca da boa princesa Caramelo.
Depois de uma enorme jornada em um mundo encantado cheio de fadas e seres sobrenaturais, Clara faz amigos e em meio a uma luta pelo trono do reino, o Rei Rato acaba ferindo o quebra-nozes, mas com o amor da garota, o encanto que estava jogado sobre o boneco de madeira acaba e volta a ser um belíssimo príncipe que estava desaparecido há muito tempo.
O filme é repleto de romance, fantasia e música clássica, o que o tornou inesquecível para os fãs da Barbie e bailarinos de todo o mundo.

O Ballet

Muitos não sabem, mas quem escreveu a história para o ballet foi o russo Tchaikovsky.
A história do Ballet “O Quebra de Nozes” é um pouco diferente da mostrada no filme, como já se esperava. Ela é dividida em Atos:
  (I) Clara, gostava tanto do boneco Quebra de Nozes que o pediu como presente de Natal ao seu padrinho que lhe agrada com o brinquedo. A garota experimenta-o e vê que ele quebra as nozes com grande eficácia. Seu irmão Fritz, que tinha visto o funcionamento do quebra-nozes, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto. Então, o quebra-nozes, sendo usado grosseiramente pelo irmão dela, acaba tendo um de seus braços quebrado.
Logo em seguida, Clara pega no chão o braço de quebra-nozes e o consola, abraçando-o até que ele durma, e ela mesma também acaba dormindo e sonhando que volta ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que o seu padrinho criou. A casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas. Não foi só isso que mudou: o Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele.
Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes. Jogando enormes sapatos até às ratazanas, os soldados vencem a batalha, e com isso o rei das ratazanas e seu exército foge rapidamente.
O bosque se transforma numa linda estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha. Fim do 1º Ato.
  (II) Clara e o príncipe Quebra-Nozes despedem-se e seguem para o Reino dos Doces pelo Caminho da Limonada, onde pastéis de todos os reinos do mundo dançam com os dois.
Depois desse sonho tão mágico e fantástico, Clara acorda e percebe que havia sonhado, e fica triste por isso. Assim, vai se despedir do padrinho mago, que tinha ido para casa na companhia do sobrinho. Então, para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes. Assim acaba o 2º Ato.

Eu, como bailarina e grande admiradora de clássicos, fico emocionada ao ver fotos tão belas quanto estas, mostrando que o ballet é a arte do corpo.

A bailarina acima esta interpretando a Dança da fada açucarada, que mostra a magia de uma fada. É uma das famosas criações de Piotr Ilitch Tchaikovsky.


Os bonecos
Os bonecos feitos baseados nos personagens deste filme são lindos e raros, mas podem ser encontrados no ebay e de vez em quando no Mercado Livre. Até Barbie Collector foi criada pela Sharon Zuckerman baseada no clássico. Vale a pena conferir!

Barbie Nutcracker - Marzipan and the Candy Sleigh; Foto retirada do ebay.
Barbie In The Nutcracker; Foto retirada do Mercado Livre.
Barbie In The Nutcracker; Foto retirada do Mercado Livre.
Ken In The Nutcracker; Foto retirada do ebay.
Ken In The Nutcracker; Foto retirada do ebay.

As Kellys são uma gracinha! Infelizmente, não são feitas bonequinhas tão lindas quanto elas.

As fotos a seguir, foram retiradas do site ebay.


Agora iremos mostrar as Barbies Collectors da Série Ballet Clássico assinadas pela Sharon Zuckerman que se basearam no Quebra de Nozes.

OBS: As próximas fotos foram retiradas do Barbie Collector.

Barbie Doll as the Sugar Plum Fairy-1997

 

Barbie Doll as Marzipan in The Nutcracker-1999

 

Peppermint Candy Cane Barbie Doll-2003

 

Barbie Doll as Snowflake in "The Nutcracker"-2000

 

Barbie Doll as Flower Ballerina from the Nutcracker-2001

 

Lindas, não?

5 comentários em “Túnel do Tempo: Barbie em O Quebra de Nozes

  1. O filme do Quebra-Nozes ficou tão fiel à história original quando o do Lago dos Cisnes. Não se fazem mais filmes da Barbie como antigamente… Eu amava esse! Eu também sou bailarina e sou apaixonada com as bonecas inspiradas no ballet para colecionadores.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s