Barbie Collector

Coca Cola Barbie

A Barbie já fez propaganda da marca de refrigerante, Coca Cola, diversas vezes. As bonecas costumam custar muito caro, tanto por serem raras e belas. Para iniciar a matéria de hoje, iremos falar sobre a origem da marca americana que tem mais de 120 anos e influênciou gerações ao longo de décadas.

A marca americana

Foto: flogvip.net

Tudo se iniciou quando o farmacêutico John Pemberton chegou aos EUA, conheceu o contador Frank Robinson e decidiram fazer um negócio juntos.

Pemberton ficou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.

No dia 8 de maio de 1886 foi vendida a primeira bebida Coca-Cola, nome dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.

Em 1888, com problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo dois anos depois. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.

O empresário Asa Griggs Candler acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Candler passou a disponibilizar brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram.

Em 1920, já haviam 1000 empresas engarrafadoras que realizavam a produção e distribuição da Coca-Cola nos Estados Unidos. Sendo que já haviam fábricas em diversos países como Espanha, Bélgica, França, Itália, Guatemala, Honduras, Peru, Austrália e África do Sul.

Até então, a Coca Cola era muito popular somente nos Estados Unidos, mas em 1930, com a Segunda Guerra Mundial, a companhia desenvolveu “fábricas” móveis que foram enviadas para as frentes de batalha que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados. A popularidade da bebida aumentou bastante no pós-guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante abrindo caminho para a sua internacionalização.

No Brasil não poderia ser diferente. Em 1942, surgiu a primeira fábrica de Coca Cola e se inicia a comercialização para o mercado brasileiro.

A Coca Cola invade até a música brasileira. Vários cantores de renome citam o marca de refrigerante em suas canções, como Caetano Veloso, Legião Urbana (amooo), Tim Maia, Milton Nascimento e a dupla sertaneja Leandro e Leonardo. Sem contar cantores e conjuntos internacionais famosissímos como Bee Gees, Julio Iglesias, Cindy Lauper e The Beatles.

Também era super normal o colecionismo de símbolos da Coca Cola, como garrafinhas, chaveiros ou tampinhas.

Foto: modaposthaus.com.br

Barbie e Coca Cola

A partir de 1996, a Mattel criou diversas Barbies inspiradas na marca. As versões Collectors foram inspiradas em comerciais antigos, como por exemplo, a  Soda Fountain Sweetheart Barbie, primeira versão collector, foi baseada em um anúncio de 1907, nos quais, senhoras elegantes representavam a publicidade de todo o mundo.Confiram agora diversas versões:

Este slideshow necessita de JavaScript.

E aí, o que vocês acharam desta série?

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s