Outros colecionadores

Entrevista com Jose Montesdeoca

Quando afirmo que o Barbies Collectors está atravessando as fronteiras é verdade. O nosso convidado de hoje, é o belo Jose Montesdeoca (achei ele muito parecido com o Ken), do El Blog do Ken, direto da Espanha!
A coleção é uma graça. Super variada e bela. O blog dele também é muito interessante, fala sobre Barbie e seus amigos e sempre está trazendo novidades e entrevistas com outros colecionadores (amo esta parte) e aconselho a vocês, meus caros leitores a dar uma passadinha por lá.
Jose é uma pessoa ótima. Felizmente viramos amigos e sempre estamos nos falando em redes sociais. O melhor de tudo é saber que a Barbie me trouxe muitos amigos e que sempre posso contar com eles.
Inclusive esta semana estava conversando com um colega que visitou a galeria no Flickr e o blog de Jose e gostou muito de ver a coleção dele e de saber que era um homem (já que ele não sabia que existia este hobby de colecionar Barbies). Fiquei muito feliz e satisfeita com isso.
Também irei postar a versão original da entrevista em espanhol e a uma versão tradução em português tanto porque quando traduzida pode ter várias versões de acordo com o tradutor além de ser um respeito ao colecionador que nos deu a honra de participar.
Bom, vamos deixar de conversa e direto ao que interessa, confira mais uma entrevista especial aqui no Barbies Collectors com o Jose do El Blog do Ken:

Versão original:

1- ¿Cuánto tiempo ha recoger Barbies?

Comencé mi colección hace siete años. Mi mejor amiga sabía que me gustaban mucho, así que me regaló una Fashion Fever Teresa muy bonita el día de mi cumpleaños. Al día siguiente yo mismo compré más muñecas y ahora tengo unos 400.

2- ¿Por qué empezar a recoger Barbies?

Cuando era pequeño, la muñeca de moda era Barbie. Existían otras muñecas muy bonitas, como Nancy y Barriguitas, pero Barbie era la sensación. Mi tía, trabajaba en una juguetería y a veces habían Barbies en su casa. Me volvían loco, ¡Eran fascinantes! Creo que me enamoré de Barbie a primera vista. Jugué mucho con ella, pero cuando crecí ya no tenía tiempo para mis muñecas. El día que comencé mi colección, volví a ser un poco niño.

3- ¿Cuál fue su primera Barbie y cualquier otra cosa que llamar la atención sobre él?

De pequeño mis Barbies eran las de la época Super Star, “Barbie trenzados mágicos”, “Barbie Bailarina”, “Barbie Hollywood Super Star”… y muchas más de aquella época de principios de los años ochenta. Sin embargo, mis primeras muñecas de colección fueron Fashion Fever y Barbie princesa del mundo Sudafricana. ¡Me encantan las muñecas negras!

4- ¿Cuál es tu diseñador favorito de los coleccionistas de Barbie?

Me gustan varios, no puedo decidirme por uno solo. Me gusta la fantasía de Mackie  y la manera en la que ha reinventado a Barbie. De Rober Best destacaría su elegancia y glamour. También soy un seguidor del trabajo de Bill Greening, que ha hecho mucho por la marca también.

5- ¿Qué te gusta Barbie? ¿Por qué?

Barbie puede ser cualquier cosa que tú quieras. Todos tenemos sueños y deseos y podemos hacerlos realidad si realmente nos esforzamos en ello. Barbie hace de su vida algo fácil, sencillo, pero eso sí ¡Siempre a la moda!

6- Barbie-Lo que usted no tiene y que sería el mayor consumidor de sueño?

Ahora estoy muy interesado en las muñecas Vintage. Me encantaría conseguir una Barbie ponytail #1 original. ¡Es tan cara! Algún día será  mía…

7- ¿Cómo mantener su Barbies siempre limpio?

Mi casa no es muy grande, así que es muy importante el orden y la limpieza. Tengo un dollroom, diseñado especialmente para Barbie con armarios y vitrinas. Así no entra nada de polvo. Por su puesto, todo es blanco y rosa.

8- ¿Qué criterios utiliza para elegir a sus coleccionistas de Barbie?

En primer lugar, el año en el que fue editada la muñeca y su precio. Me fijo mucho en los pequeños detalles, en cómo está conservada y si tiene buen aspecto. Pero sobre todo, la caja tiene que estar impecable, pues en mi colección, tiene igual de importancia la muñeca y la manera como viene presentada.

9- ¿Cómo su familia / amigos reaccionar ante el hecho de que usted es un coleccionista de Barbies?

A mi familia y a mis amigos les encanta mi afición. Ellos me han regalado muchas de mis muñecas en Navidad y en mi cumpleaños. Cada vez que ven una Barbie en una juguetería se acuerdan de mí y me llaman por teléfono. Al principio ellos no sabían nada de Barbie y ahora saben su historia, su precio y ¡comprar en Ebay! Disfruto mucho cuando mi padre me ayuda a elegir alguna muñeca o a organizar mis vitrinas.

10- ¿Qué mensaje le dejaría a otros coleccionistas de muñecas Barbie?

Les diría que ser un coleccionista es algo muy especial, muy íntimo, pero que compartido es aún más bonito. Animaría a todos a contar cómo son sus colecciones, a poner fotos y vídeos y a compartir sus experiencias. Hoy por hoy, mi mayor satisfacción como coleccionista, es poder reunirme con otros que como yo, somos unos locos de la pequeña rubia.

Versão traduzida do espanhol para o português:

1- Há quanto tempo você coleciona Barbies?

Comecei minha coleção, há sete anos. Meu melhor amigo sabia que eu gostava muito, então que me deu uma bela Moda Febre Teresa no meu aniversário. No dia seguinte, eu comprei mais bonecos e agora tenho cerca de 400.

2- Por que começou a colecionar Barbies?

Quando eu era pequeno, a boneca Barbie era a moda. Havia outras bonecas muito bonitas, como Nancy e Barriguitas, mas Barbie era a sensação. Minha tia trabalhava em uma loja de brinquedos e às vezes tinha Barbies em casa. Deixavam-me louco, eram fascinantes! Acho que me apaixonei pela Barbie à primeira vista. Brinquei muito com ela, mas quando cresci já não tinha tempo para minhas bonecas. O dia em que comecei a minha coleção voltei a ser uma criança.

3- Qual foi a sua primeira Barbie e o que mais te chamar a atenção nela?

Quando criança minhas Barbies eram a da época Super Star, “Barbie torcida mágica”, “Barbie Bailarina”, “Barbie Hollywood Super Star”… E muitas outras do ínicio dos anos 80. No entanto, as minhas primeiras bonecas Barbie de coleção foram a Princesa Fashion Fever e a Princesa da África do Sul no mundo. Eu amo bonecas negras!

4- Qual é o seu estilista favorito de coletores de Barbie?

Eu gosto de muitos, não posso citar apenas um. Eu gosto da fantasia de Mackie e da forma que a Barbie tem reinventado. De Robert Best destacaria a sua elegância e glamour. Eu também sou um seguidor do trabalho de Bill Greening, que tem feito muito pela marca também.

5- O que você mais gosta da Barbie? Por quê?

Barbie pode ser o que quiser. Nós todos temos sonhos e desejos e podemos alcançá-los se realmente trabalharmos duro para isso. Barbie faz de sua vida algo fácil, sensível, mas a moda é sempre assim!

6-Qual Barbie você não tem e que seria o seu maior sonho de consumo?

Agora eu estou muito interessado nas bonecas vintage. Eu adoraria ter uma Barbie ponytail #1 original. É tão cara! Algum dia será minha…

Foto: Barbie Collector

7- Como mantem suas Barbies sempre limpas?

Minha casa não é muito grande, por isso é muito importante a ordem e limpeza. Eu tenho um dollroom, projetado especialmente para Barbie com armários e gabinetes. Assim não entra poeira. Claro, tudo é preto e rosa.

Foto: Jose Montesdeoca

8- Quais os critérios utilizados para escolher as suas Barbies Collectors?

Primeiramente, o ano em que foi lançada e seu preço. Eu observo muito nos detalhes, como é preservada e se ela está boa. Mas acima de tudo, a caixa tem que está perfeita, porque na minha coleção ela tem igual importancia a da boneca e da forma como é apresentada.

9- Como a sua família / amigos reagem ao fato de você ser um colecionador de Barbies?

Minha família e meus amigos amam minha afeição. Eles me dão muitas de minhas bonecas no Natal e no meu aniversário. Cada vez que veem uma boneca Barbie e se lembram de mim me chamam pelo telefone. No início eles não sabiam nada sobre Barbie e agora sabem a sua história, seu preço e comprar no Ebay! Eu gosto muito quando meu pai me ajuda a escolher uma boneca ou a organizar em minhas vitrines.

10- Que mensagem você deixaria para outros colecionadores de bonecas Barbie?

Eu diria que ser um colecionador é muito especial, muito íntimo, mas a partilha é ainda mais bonita. Gostaria de encorajar a todos a falar sobre como são suas coleções, para pôr fotos e vídeos e partilhar as suas experiências. Hoje, minha maior satisfação, como um colecionador, é me reunir com outros iguais a eu que são loucos pela pequena loira.

Nesta foto: Jose Montesdeoca

A coleção dele é enorme (400 bonecas por enquanto) e tão linda que acabei pegando muitas fotos da galeria dele no Flickr e para ver muito mais, visitem-na e não se arrempederão: tem fotos do Museu de Barbie na Espanha, da coleção dele e muito mais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E aí, o que acharam do Jose?

2 comentários em “Entrevista com Jose Montesdeoca

  1. Muchas gracias por esta entrevista. ¡Es todo un honor! Desde España también seguimos tu Blog, espero que cada vez seamos más amigos.

    1. Fico feliz de tê-lo conhecido, Deus primeiramente e depois a Barbie nos uniu. Muito obrigada Jose por tudo!
      Espero que sempre possamos manter contato e que nossa amizade cresça!
      Beijos e seja sempre bem vindo!
      Magda.

Deixar um comentário

