Outros colecionadores

Conhecendo a Loraine Miranda

Em mais um edição sobre outros colecionadores de Barbie, trouxe hoje uma colecionadora super divertida,  Loraine Miranda, 25, reside em SBC, São Paulo e trabalha na área de educação Infantil como professora.

Foto fornecida pela: Loraine Miranda
Foto fornecida pela: Loraine Miranda

A Loraine é super sincera e direta ao assunto (risos). Confesso que me surpreendeu muito em suas respostas e até creio que possam causar uma polêmica aqui no blog (#brincadeirakkk).

Bom, Confiram mais uma entrevista exclusiva aqui no Barbies Collectors e conheçam mais uma nova amiga que conheci por um bloco de sorte. Se divirtam!

Qual foi a sua primeira Barbie e o que mais lhe chama atenção nela?

Enquanto criança, não lembro se foi a Barbie aeromoça ou a Barbie Cinderela… Não me lembro de ter outras Barbies além dessas, mas deve ser porque eram minhas preferidas. Não sei a razão do pedido da Barbie aeromoça para o meu pai, mas lembro de que foi um pedido especial… A Cinderela foi uma surpresa, não achava que fosse ganhar… Mas também não lembro o porquê de ter pedido… Amava as roupas dela e os sapatos, brinquei até não poder mais!

Agora, da coleção… Não lembro se primeiro peguei a Mary Poppins e o Bert ou se foi a Dorothy e o Leão… Mas o que me impressionou, tanto nuns como noutros, foi à semelhança com os artistas e as personagens… e, também, o cuidado com as costuras… Os achei perfeitos! (E os comprei, porque são algumas histórias que me marcaram quando criança – minha coleção gira em torno disso). Acho que é um pouco de mim que posso pegar e manusear.

Há quanto tempo você coleciona Barbies?

Eu poderia dizer que coleciono desde criança, mas não é verdade, porque minhas Barbies desta época já não existem mais, infelizmente… Acho que comecei a colecionar, mesmo, depois que trouxe minhas primeiras Collectors pra casa (Dorothy, Leão, Mary e Bert). Calculo uns quatro anos…

Foto: Loraine Miranda
Foto: Loraine Miranda

Por que começou a colecionar Barbies?

Em verdade, eu parei de brincar muito tarde com bonecas… (sou uma escritora frustrada) e brincar com bonecas me permitia inventar muitas histórias, personagens além de lidar com eles diretamente; quando fui ficando adolescente passei a usar isso para escrever). Então, sempre tive  bonecas (não apenas Barbies) por perto. Depois dos 16 anos, eu as deixei um pouco de lado e comecei a ficar somente com os cadernos… E depois que comecei a trabalhar, as coloquei na caixa de brinquedos das minhas crianças…

Um dia, estava numa loja de brinquedos e conheci as Collectors, não sabia que existiam tantas e que eram tão perfeitas (achava que eram coisas bem distantes, que nunca veria em lojas, por exemplo), as achei muito bonitas! Então vi a Dorothy, o Leão covarde, o Bert e a Mary Poppins (não lembro ao certo qual foi primeiro). Fiquei alucinada e querendo pôr a mão neles! Acabei comprando eles e viraram meus xodós. Não lembro bem quanto tempo faz, acho que uns quatro anos… Sei que foi o suficiente pra me fazer voltar a amar as Barbies.

Não lembro bem se foi um pouco antes ou depois disso, minha irmã começou a colecionar bonecas também, só que com ela foi bem diferente (e ela tem MUITO mais bonecas, a coleção dela tem 5 ou 6 vezes o tamanho da minha :O), isso para poder dizer que uma acabou influenciando a outra (não no quesito de loucuras, ela ganha nisso também, com certeza rsrsr).

Eu gosto mais das Collectors e procuro aquelas que são de coisas que fazem parte da minha história (personagens de livros, filmes e séries, por exemplo). Entretanto, tenho algumas que não são bem deste meio, mas que não pude resistir ao charme e acabei levando pra casa também… (tipo a fashionista, a Stacie e a Basic002 #3). (Minha irmã tem todos os príncipes e princesas, Barbies de todos os tipos, algumas Collectors, muitas playline, vários amigos/familiares, rsrsrrs… uma louca que está precisando de mais armários pra guardá-los).

Qual Barbie que você não tem e que seria o seu maior sonho de consumo?

Tenho uma pequena lista (a lista eterna) queria completar as coleções que já comecei. Fora estas, acho que o meu maior sonho de consumo são as Barbies inspiradas pela mitologia greco-romana… Especialmente Athena (que tem outra versão, sem armadura, como Deusa da Sabedoria, maravilhosa, também) e Medusa.

Qual fato na história da Barbie que mais lhe chama atenção?

O mais impressionante, para mim, é o modo como à boneca começou a ser vendida. Acho que, na verdade, sempre me impressiono quando alguma coisa começa… Quem olha para qualquer coisa ou ser, depois de algum tempo, nunca imagina a história dela lá no comecinho (às vezes, pouco se importa com isso, ignora mesmo…).

Qual a Barbie que você mais gosta? Por quê?

Então… Era isso que eu temia… As minhas são todas que me agradam, e as da lista-eterna, são minhas preferidas. É bem difícil escolher uma, mas sou encantada pela coleção do Mágico de Oz e da Mary Poppins… É tudo muito perfeito… Os detalhes, o cuidado… Mas acho que a minha preferida é a Alice porque tem a ver com a minha história preferida também.

Foto: Loraine Miranda
Foto: Loraine Miranda

Onde você compra suas bonecas?
Bom, em vários lugares. Algumas consigo encontrar em lojas por aqui mesmo (ou em lojas virtuais), quando tenho bastante paciência em procurar. Outras, quando estão muito caras ou difíceis de encontrar, acabo fazendo negócios com vendedores brasileiros que moram fora ou que viajam para o exterior e conseguem trazer a boneca para mim (compensa muito, na maior parte das vezes).

Qual a maior loucura que você já fez para comprar uma boneca Barbie/amigos?

Bom, acho que foi estourar o limite do cartão de crédito. Depois disso, eu o escondi por um tempo (incluindo, nisso, gastar muito mais do que eu pretendia numa boneca).

Foto: Loraine Miranda
Foto: Loraine Miranda

Se você pudesse pedir a Mattel que produzisse uma Barbie exclusiva para você, de alguma personalidade, qual você escolheria?

Ah, pode parecer que sou a pessoa mais egocêntrica do mundo, mas eu ia querer muito um mini-me (risos): uma Barbie mais rechonchuda e de cabelos bem enroladinhos… rsrsrsr… Mas eu não sou personalidade, então… Acho que uma Barbie da Frida Kahlo seria bem charmosa ou um Ken de Fernando Pessoa (se eu pensar mais vou ficar bem em dúvida).

A Barbie/amigos interferiu na sua forma de pensar ou ser?
Na verdade, sim. Este hobby tem me ajudado muito a relaxar e a dar um tempo do trabalho, quando estou muito cansada e estressada, gosto de ficar olhando fotos das bonecas de outras pessoas. Também produzo cenários, roupinhas (por mais que eu não seja boa na arte da costura, eu insisto e me divirto muito com isso – tem me feito mais paciente), coisas que eu fazia quando era pequena. É como se fosse uma parada no tempo e da correria e loucura do dia-a-dia.

Como você faz para manter suas Barbies sempre limpas?

Eu retiro TODAS da caixa (mas guardo as caixas também), porque sou ansiosa demais para mexer em tudo nelas, colocá-las no stand, deixá-las perto umas das outras e ter a sensação de que é só ir até o armário e pegá-las, sem nenhum ritual/dificuldade.

Por isso, me preocupei em ter algum lugar onde pudesse deixá-las expostas e protegidas de umidade, bolor, poeira, sol… Arranjei uns armários com portas de vidro pra isso. Até hoje, nunca vi nada inadequado lá dentro, nem mesmo camadas de poeira, mesmo assim, eu procuro abrir as portas para ventilar um pouco… Não tenho uma frequência exata para isso… Sempre que vou mexer em alguma coisa, abro por uns minutos.

Foto: Loraine Miranda
Foto: Loraine Miranda

Como os seus familiares/amigos reagem ao fato de você ser um colecionador de Barbies?

Os que sabem, entendem, eu acho, rsrsrs… muitos deles querem ver, saber como é e perguntam algumas coisas… Outros acham um absurdo à grana envolvida (geralmente não perguntam sobre isso, mas alguns sabem), mas não me reprimem em nada, nem criticam… Parece meio estranho, mas é isso mesmo, rsrsrs… (apenas minha outra irmã, às vezes, pergunta se eu quero o número da conta dela, rsrsrsr). Entretanto, como não é sempre que eu me manifesto sobre isso, é um hobby muitas vezes desconhecido pela maioria deles (até visitarem o meu quarto e, então, ficam encantados, ainda não vi outra reação).

Qual seu estilista favorito das Barbies Collectors?

Os colecionadores de Barbie vão me considerar uma herege ou uma farsante, mas eu pouco me importo com quem assinou as bonecas (Embora isto soe contraditório quando eu digo que não me importo com quem assinou pelas bonecas, mas eu não quero que pareça desprezo pelo artista por trás da boneca… não é isso, é só que não tenho um preferido, porque olho pela boneca, não pelo artista) observo o trabalho final… Alguns são admiráveis, mas não vejo quem as assinou… Sei que isso é feio de se admitir, mas é assim que é…

Apenas sei que há um que é o queridinho da maioria dos colecionadores e que algumas das bonecas que chamaram a minha atenção foram assinadas por ele, mas não todas… Então, não saberia escolher, eu acho que escolheria a boneca preferida (embora seja uma decisão mais difícil ainda).

 “A Barbie não é apenas uma boneca, ela é a história e moda também.” E para você, o que ela significa?
Acho que a minha ideia é bem menor que esta rsrsrs. É aquela de a parada no tempo mesmo. Para mim, representa um lugar, que é mágico e divertido, no tempo, onde eu posso ir e levar pessoas queridas comigo.

Foto: Loraine Miranda
Foto: Loraine Miranda

Qual mensagem você deixa para outros colecionadores de Barbies?

Acho que todo mundo deve fazer e ser aquilo que quer fazer e ser desde que não se acabe com isso e nem acabe com o fazer e o ser dos outros. Se uma pessoa é feliz e sã colecionando bonecas… que assim seja.

Foto: Loraine Miranda
Foto: Loraine Miranda

 

E aí, o que vocês acharam da Lolo?

Aguardem a nosso próximo colecionador aqui no blog!!!Se quizer fazer parte desta família, entre em contato e nos fale sobre você que será uma honra postar a respeito!

 

5 comentários em “Conhecendo a Loraine Miranda

    1. Oi Luciana!!
      Que legal poder falar com você! rsrsrs acho que é uma loucura boa srrsrs quando nos faz bem e não incomoda a vida dos outros, é legal ser um pouco doido em algumas situações rsrsrs
      Mal vejo para poder ter um tempinho extra e poder conversar com você tb! Vi sua coleção e amei (P-E-R-F-E-I-T-A)!
      Beijos e volte sempre!
      Magda.

  1. Oi, Magda! Adorei! Obrigada pelo carinho!

    (E Luciana, você é louca, sim, ahahahahahha :P)

    As meninas estão lhe mandando beijos e dizendo que amaram aparecer no seu blog, que é tão especial! – também estão dizendo que cansaram de ser exploradas no Flickr, e que merecem pagamentos por isso, veja só! rsrsrsrs

    Beijos!

    1. Oi querida Lolo!
      Fico feliz que tenha lhe agradado!
      Acho mesmo que as top models devem cobrar pelas fotos heheehe
      Muito obrigada pela ajuda e amizade!
      Beijos e volte sempre!
      Magda.

Deixar um comentário

