Barbie Collector

Barbie Estrela

Por muitos anos no Brasil, a boneca Susi produzida pela fabricante brasileira Estrela foi a maior sensação com a garotada. Confesso que muito antes de conhecer a nossa diva loira, brinquei muito com estas bonecas (tive apenas três Susi e me restaram duas para contar história). Hoje, a Susi “sofre” por conta da forte concorrência com a Barbie, porém existem muitas pessoas que se interessam por versões antigas ou atuais dela.

Susi antiga; Foto: Montagem de Magda Amaral: kirinilas.blogspot.com/cidadesaopaulo.olx.com.br
Susi antiga; Foto: Montagem de Magda Amaral: kirinilas.blogspot.com/cidadesaopaulo.olx.com.br

À partir da década de 80, exatamente em 1982, a Mattel, que até então não tinha uma distribuidora no Brasil e estava expandindo seu mercado consumidor, assinou um contrato com a Estrela, que por sua vez, passou a vender a Barbie, logo houve uma interrupção da comercialização da Susi em 1985.

Primeira Barbie produzida pela Estrela; Foto: http://colecionandonovamente.blogspot.com
Barbie integrante da coleção Noite de Gala; Foto: http://colecionandonovamente.blogspot.com (Observem o suporte dela, as Barbies da Estrela tinham um suporte diferente das Barbies americanas)

Várias coleções foram criadas pela Estrela, inclusive algumas que tinham semelhança com coleções americanas. As colecionadoras Sandrinha Cavalcante e  Andrea Fagundes possuem em seus acervos particulares vários exemplares raríssimos produzidos pela Estrela que valem alto e são muito valorizados por colecionadores.

Foto: Andrea Fagundes
Foto: Andrea Fagundes
Foto:
Foto: Andrea Fagundes

Achei muito legal a montagem que a Sandrinha Cavalcante fez, aparecendo todas as Barbies da Estrela cronológicamente. É uma forma mais rápida de visualizar estas belas coleções brasileiras.

A montagem começa a partir de 1982 (quando as Barbies da Estrela surgiram); Foto: Sandrinha Cavalcante
A montagem começa a partir de 1982 (quando as Barbies da Estrela surgiram); Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante

Outra curiosidade, é que muitas Barbies Estrela foram inspiradas em versões americanas.

Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante
Foto: Sandrinha Cavalcante

Em 1994, o contrato da Estrela com a Mattel acaba, logo após uma longa competição judicial pelo direito de produção da Barbie. A Mattel havia notado que estava perdendo lucros e por isso, acaba trazendo uma distribuidora própria. A fabricante Estrela que havia se dedicado especialmente a produção das Barbies, saiu prejudicada, um dos motivos de sua crise. Em 1997, a Estrela traz da volta ao mercado a Susi.

Recomendo a quem quizer se aprofundar no assunto através de fotos que visitem a galeria da Sandrinha Cavalcante.

Quero agradecer as colecionadoras Andrea Fagundes e Sandrinha Cavalcante pelas imagens que possibilitaram este post.

P.S.: Queridos leitores,

Sei que fiquei muito tempo sem postar, justamente o contrário que eu esperava para as férias. Eu não estava doente, acontece que mudei de residência e foi o maior problema para conseguir fazer a Velox pôr a internet, e quando isso aconteceu, o meu modem não estava instalado certo, o que atrasou mais ainda. Nas minhas últimas semanas de férias, eu só quiz descansar depois de tanta correria que a mudança causa. Mas o que importa, é que estou de volta e vou tentar atualizar tudinho, está ok?

Beijos🙂

assinatura_5

 

14 comentários em “Barbie Estrela

  1. Olá amiga, ótimo post! parabéns Magda e também Andrea Fagundes e Sandrinha Cavalcante ótimas fotos!
    Eu sou uma dessas pessoas que coleciona Susi, rsrsrs, também conheci elas primeiros que a Barbie, deve ser por isso que tenho um grande carinho por Susi, e das Barbies Estrela não cheguei a ter nenhuma só da Mattel mesmo. Beijos

  2. Oi amiga, eu também coleciono Susi, a minha primeira Susi foi na década de 90 e sobre as Barbie estrela, eu não tive nenhuma, a minha primeira Barbie foi da Mattel…… Adorei o post! Parabéns Magda e também a Andrea Fagundes e a Sandrinha Cavalcante, bela coleção!! Beijos.

  3. Nossa, que bacana. Confesso que as Susis, às vezes, são mais bacanas de se colecionar, embora eu foque na Barbie.
    Muito bacana seu blog, preciso melhorar o meu, que, por acaso, estou fazendo em Francês (para treinar a língua que estou aprendendo em um curso online).
    Bjs!

  4. Detesto Susie, quando era criança, eu peteava os cabelos e logo a cabeça ficava mole, o que me obrigava a deixá-las com o pescoço cotó.

  5. Eu não sabia dessa história toda. Eu tenho algumas Susi da década de 90 , hoje em dia acho a Susi feia e não há um cuidado em relação a qualidade das roupas e tal.
    Tb tenho algumas Barbie da Estrela, aos poucos vou fazendo uns post de dolls no meu blog tb.

    Adoro esse blog

    1. Olá Gaby (posso te chamar assim?)
      Também tive algumas Susis e confesso que não gosto delas não (isso foi bem antes da diva loira Barbie kk). Infelizmente, nunca tive uma Barbie da Estrela😦
      Beijos e seja sempre bem vinda! (bom carnaval🙂 )
      Magda

  6. Acredita que só agora fui ver essa sua matéria? Ficou muito legal! Um dia ainda conseguirei fazer um catálogo com imagens melhores e mais compreensivo. só agora fui ter conhecimento das Barbies da coleção de 85, e algumas delas ainda não estão nas fotos. Assim que conseguir, eu aviso. Beijos!!

  7. Oi eu sou muito fã da barbie eu coleciono mais fico triste pq eu gosto das barbies antigas da estrela nao tem mais pra vender,por isso estou aqui querendo entrar em contato com vc pra ver se vc tem algumas para me vender meu cels 011 9-6026-9145(oi) ou 011 9-7011-2993(tim) aguardo o seu contato obrigado.

    1. Olá Marcos!
      Infelizmente eu não vendo Barbies Estrela. São muito raras e o único lugar que vejo elas é no site mercado livre. Entre nele e procure. Caso tenha dúvidas sobre como efetuar compras neste site, fique a vontade para me perguntar e eu esclarecerei🙂
      Beijos

  8. Adorei sua matéria, eu sou apaixonada pela barbie, eu tenho mais de 110 delas, e tenho da estrela e da mattel, não coleciono só as bonecas mas tudo que vem com a marca Barbie, eu amei as fotos de todas as bonecas achei incrível…<3

  9. Oi!!! Quero muito saber qual o nome da Barbie lançada em 1989, ela está na última coluna com uma blusa verde. Desde já agradeço

Deixar um comentário

