Nosso primeiro post de 2014 trata sobre a família da vida real que serviu como inspiração para a Barbie, Ken e até outros personagens secundários. Que através dessa matéria, possamos esclarecer um pouco a respeito de Ruth Handler e seus dois filhos, Bárbara Handler e Ken Handler. Para isso, será necessário voltarmos em alguns trechos a respeito da criação da Barbie e Ken, mesmo que de forma dramática e polêmica a relação entre as pessoas que inspiraram a obra e as criações.
A história de como a Barbie foi criada é bastante popular: Ruth Handler percebeu que sua filha Bárbara ou Barbie (apelido dela) brincava com bonecas com proporções adultas feitas de papel e não gostava destes brinquedos que “adiantavam” a maternidade das meninas. Com isso surgiu a ideia de criar uma boneca tridimensional e uma “mulher” a frente de seu tempo, com cabelo para pentear e tinha corpo de mulher adulta, algo não comum, excerto pela boneca erótica alemã Lilli Bild que talvez tenha inspirado inicialmente nossa musa.
O namorado mais famoso do mundo, ken Carson, não diferentemente da Barbie e outros personagens, recebeu o nome do filho da família Handler, ken Handler. Desde a criação do boneco, houve muita polêmica por conta das roupas coloridas, a falta de um órgão sexual no brinquedo além dos comentários sobre a sexualidade do verdadeiro Ken sendo relacionado ao boneco. Aliás, outro fato que muita gente não sabe é que quando criado em 1961, o boneco Ken não foi bem aceito em todas as lojas (até então não haviam bonecos masculinos para meninas) e Ruth queria pôr alguma protuberância na área genital do boneco o que também foi negado pela equipe de projeto.
Diferentemente ao que imagina-se, ambos os filhos da família Handler não gostava de ter seus nomes homenageados nos brinquedos e não se relacionavam bem com Ruth. Ken Handler se sentia ridicularizado com um boneco baseado nele que não tinha virilha, e por isso, sofreu bullying na escola assim como sua irmã Bárbara (Barbie).
Ken Handler era filantrópico, músico e chegou a produzir um filme. Ajudava instituições de caridade e apoiava lutas contra o câncer. A respeito dos brinquedos, Ken disse em uma entrevista a People em 1989, “Ken é Malibu. Ele vai para a praia e surfa. Eu era o tipo de garoto que tocava piano e foi para filmes com legendas. Todas as meninas achavam que eu era um idiota.” Sobre a Barbie,“Barbie deve se preocupar mais do que ir para a praia e ter um bom tempo. Ela deve se preocupar com a pobreza e o sofrimento no mundo“. Ken Handler também chegou a escrever um livro sobre sua família cujo título era “The Ken Doll Talks”.
Quando a boneca Barbie saiu, Bárbara tinha 16 anos e teve dificuldades para aceitar a criação de sua mãe que passava a maior parte do tempo no escritório. Bárbara passou a se sentir uma aberração e não permitia voltar a ser chamada de Barbie. Com apenas 19 anos, se casou com Allan Segal e teve dois filhos, Cherry e Todd (Lembra do boneco que tem este nome?). Bárbara se distanciou de sua mãe por achar que havia sido substituída pela boneca. Ela também tentou derrubar a imagem da Barbie por anos sempre por se sentir ofendida quando chamada da “Barbie real” ou “primeira Barbie”.

A filha de Bárbara, Cheryl, gostava de jogos ao ar livre e nunca brincou muito com bonecas. Bárbara disse que estava velha demais para brincar com a boneca Barbie no momento em que sua mãe criou o brinquedo. “Parece bobo, eu sei”, diz Bárbara. “Mas eu estou realmente muito bem familiarizada com a boneca Barbie em tudo.”
Não fica difícil perceber como as personalidades criadas para os brinquedos acabaram incomodando as pessoas que “inspiraram” a obra. A Barbie e o Ken se tratam de sucessos mundiais amados por crianças e adultos, apesar disso e de graças a esta criação eles terem se tornado milionários, não existe uma relação de carinho com a homenagem feita por Ruth Handler.
Segundo o livro Toy Monster, Ken Handler apesar de casado e com filhos era gay e morreu de AIDS após sua ida para a África. Ken Handler morreu em 1994, tinha apenas 50 anos e deixou sua esposa Suzie e três filhos. “Para todos aqueles que o conheciam Ken Handler foi um pai maravilhoso, um marido amoroso. . . Mas havia um outro lado para Ken. E em 1990 ele foi formalmente diagnosticado com AIDS. Seus pais e esposa ficaram chocados”, disse Oppenheimer. Ele morreu em 1994, em Greenwich Village, mas óbitos não mencionou a doença.Desde então, o boneco Ken passou a ser relacionado com o da vida real e por isso, a problemática a respeito da sexualidade do boneco.

Sobre Ruth e Elliot, criadores da Mattel em 1945, a empresa inicialmente importava brinquedos do Japão até o fenômeno Barbie em 1959. Em 1975, uma investigação do Securities and Exchange Commission descobriu uma violação de leis de direitos e valores por Ruth Handler que foi banida da empresa Mattel. Apesar de não fazer parte da Mattel, Ruth criou o projeto Barbie and The
Rockers em 1980, que veio a ser mais outro grande sucesso e teve um filme em 1987.
Sobre a Barbie, Ruth afirmava, “Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que através dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição.”
Após uma luta contra o câncer de mama, Ruth abriu uma empresa de próteses de mama, Ruthton Corp, o que gerou grande polêmica. Veio a falecer após uma complicação na retirada de um câncer no colo do útero em 2002. Elliot, faleceu 9 anos depois de insuficiência cardíaca.
Acredito que a Barbie nunca foi uma versão em boneca da Bárbara Handler. Ela sempre representou Ruth, uma mulher moderna, visionária e uma das maiores inventoras da história. Talvez seja por falta de segurança e aceitação própria por parte dos filhos Handler ou o próprio mundo dos negócios que tomou toda a atenção de Ruth que causaram toda a complicação na vida da família Handler.
Espero ter esclarecido um pouco a respeito e conto com os comentários de vocês complementando o post. Um feliz de 2014 para todos!
Nossa! Que post maravilhoso! Muito “educativo”! E que história trágica hein? Essa Ruth era realmente uma mulher a frente de seu tempo. Com idéias modernas e polêmicas. Pena que aparentemente isso custou caro. Na minha opinião a polêmica maior sobre Barbie e Ken era justamente serem irmãos na vida real e amantes no mundo “barbístico”.
Concordo com você, realmente não tinha visto por esse lado. É muito triste saber que por trás de tanto sucesso há este lado triste, de desentendimentos que veio a desunir a família. 😦
Coitado no Kenneth mais se você ver só o maiô da Barbie TNT vai parecer mesmo uma boneca sexual.
Olá Nicholas!
Seja bem vindo ao blog!
Realmente tenho pena do Kenneth por dois motivos: a confusão que o boneco trouxe a vida dele e se ele realmente era gay e morreu sem ser aceito até por ele mesmo…
A Barbie sempre passa por essas coisas. Os puritanos sempre buscando fumaça onde não tem fogo kkk Como o corpo da boneca foi uma inovação na época, sempre vai existir quem critique a favor ou contra.
Beijos!
Magda
Nossa só sabia que a boneca era por causa de baraba não essa história todo. E Barbara quando morreu?
Olá Raissa!
Que eu saiba, Barbara é viva até hoje. Acho que a Mattel deveria dar mais importância aos “criadores” originais da Barbie.
Beijos!
Já pesquisei em tudo que é site não acho a causa da morte da Barbara eu sei tudo sobre a barbie só falta esse item vcs podem me ajudar??
Olá Rooh!
Aparentemente a Barbara ainda está viva. O Kenned que morreu em 1994. Agora não temos muita notícia de como ela está atualmente. Infelizmente.
Att
Adorei muito bom 👏
gostei, mais vem ca, foi a Barbara que morreu de cancer no utero…
Olá Thaiane! Você tem algum site de confiança que tem essa informação? Não encontrei muito a respeito de como a Barbara tem levado a vida ou se já morreu.
nossa, a Barbie de um lado parece ser tão simpática, mas do outro a família da criadora não parece ter se dado bem com os filhos e netos por conta da boneca, o bullying sofrido, comparações e o estilo de vida de ambos. Além disso, a Barbie impulsionou um “padrão de beleza” até os tempos atuais, magrinha, alta, loira de olhos azuis, mesmo que isso não seja bom, a Barbie sempre mostrou ser independente (o Ken depende mais da Barbie do que a Barbie depende do Ken) e ela teve diversas profissões, sendo ela trabalhadora, acredito eu que por conta disso as crianças puderam imaginar ser igual a ela quando crescesse, forte, independente, trabalhadora, rica e bonita