Barbie Collector

A família Handler

the-handlers

Nosso primeiro post de 2014 trata sobre a família da vida real que serviu como inspiração para a Barbie, Ken e até outros personagens secundários. Que através dessa matéria, possamos esclarecer um pouco a respeito de Ruth Handler e seus dois filhos, Bárbara Handler e Ken Handler. Para isso, será necessário voltarmos em alguns trechos a respeito da criação da Barbie e Ken, mesmo que de forma dramática e polêmica a relação entre as pessoas que inspiraram a obra e as criações.

A história de como a Barbie foi criada é bastante popular: Ruth Handler percebeu que sua filha Bárbara ou Barbie (apelido dela) brincava com bonecas com proporções adultas feitas de papel e não gostava destes brinquedos que “adiantavam” a maternidade das meninas. Com isso surgiu a ideia de criar uma boneca tridimensional e uma “mulher” a frente de seu tempo, com cabelo para pentear e tinha corpo de mulher adulta, algo não comum, excerto pela boneca erótica alemã Lilli Bild que talvez tenha inspirado inicialmente nossa musa.

O namorado mais famoso do mundo, ken Carson, não diferentemente da Barbie e outros personagens, recebeu o nome do filho da família Handler, ken Handler. Desde a criação do boneco, houve muita polêmica por conta das roupas coloridas, a falta de um órgão sexual no brinquedo além dos comentários sobre a sexualidade do verdadeiro Ken sendo relacionado ao boneco. Aliás, outro fato que muita gente não sabe é que quando criado em 1961, o boneco Ken não foi bem aceito em todas as lojas (até então não haviam bonecos masculinos para meninas) e Ruth queria pôr alguma protuberância na área genital do boneco o que também foi negado pela equipe de projeto.

Diferentemente ao que imagina-se, ambos os filhos da família Handler não gostava de ter seus nomes homenageados nos brinquedos e não se relacionavam bem com Ruth. Ken Handler se sentia ridicularizado com um boneco baseado nele que não tinha virilha, e por isso, sofreu bullying na escola assim como sua irmã Bárbara (Barbie).

Ken Handler era filantrópico, músico e chegou a produzir um filme. Ajudava instituições de caridade e apoiava lutas contra o câncer. A respeito dos brinquedos, Ken  disse em uma entrevista a People em 1989, Ken é Malibu. Ele vai para a praia e surfa. Eu era o tipo de garoto que tocava piano e foi para filmes com legendas. Todas as meninas achavam que eu era um idiota.” Sobre a Barbie,Barbie deve se preocupar mais do que ir para a praia e ter um bom tempo. Ela deve se preocupar com a pobreza e o sofrimento no mundo“. Ken Handler também chegou a escrever um livro sobre sua família cujo título era “The Ken Doll Talks”.

Quando a boneca Barbie saiu, Bárbara tinha 16 anos e teve dificuldades para aceitar a criação de sua mãe que passava a maior parte do tempo no escritório. Bárbara passou a se sentir uma aberração e não permitia voltar a ser chamada de Barbie. Com apenas 19 anos, se casou com Allan Segal e teve dois filhos, Cherry e Todd (Lembra do boneco que tem este nome?). Bárbara se distanciou de sua mãe por achar que havia sido substituída pela boneca. Ela também tentou derrubar a imagem da Barbie por anos sempre por se sentir ofendida quando chamada da “Barbie real” ou “primeira Barbie”.

Bárbara Handler
Bárbara Handler

A filha de Bárbara, Cheryl, gostava de jogos ao ar livre e nunca brincou muito com bonecas. Bárbara disse que estava velha demais para brincar com a boneca Barbie no momento em que sua mãe criou o brinquedo. “Parece bobo, eu sei”, diz Bárbara. “Mas eu estou realmente muito bem familiarizada com a boneca Barbie em tudo.”

Não fica difícil perceber como as personalidades criadas para os brinquedos acabaram incomodando as pessoas que “inspiraram” a obra. A Barbie e o Ken se tratam de sucessos mundiais amados por crianças e adultos, apesar disso e de graças a esta criação eles terem se tornado milionários, não existe uma relação de carinho com a homenagem feita por Ruth Handler.

Segundo o livro Toy Monster, Ken Handler apesar de casado e com filhos era gay e morreu de AIDS após sua ida para a África. Ken Handler morreu em 1994, tinha apenas 50 anos e deixou sua esposa Suzie e três filhos. “Para todos aqueles que o conheciam Ken Handler foi um pai maravilhoso, um marido amoroso. . . Mas havia um outro lado para Ken. E em 1990 ele foi formalmente diagnosticado com AIDS. Seus pais e esposa ficaram chocados”, disse Oppenheimer. Ele morreu em 1994, em Greenwich Village, mas óbitos não mencionou a doença.Desde então, o boneco Ken passou a ser relacionado com o da vida real e por isso, a problemática a respeito da sexualidade do boneco.

Elliot Handler e Ruth Handler
Elliot Handler e Ruth Handler

Sobre Ruth e Elliot, criadores da Mattel em 1945, a empresa inicialmente importava brinquedos do Japão até o fenômeno Barbie em 1959. Em 1975, uma investigação  do Securities and Exchange Commission descobriu uma violação de leis de direitos e valores por Ruth Handler que foi banida da empresa Mattel. Apesar de não fazer parte da Mattel, Ruth criou o projeto Barbie and The
Rockers em 1980, que veio a ser mais outro grande sucesso e teve um filme em 1987.

4ecf9773bbb4c723dbfc00c76467b832

Sobre a Barbie, Ruth afirmava, “Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que através dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição.”

handler_with-prostheticl

Após uma luta contra o câncer de mama, Ruth abriu uma empresa de próteses de mama, Ruthton Corp, o que gerou grande polêmica. Veio a falecer após uma complicação na retirada de um câncer no colo do útero em 2002.  Elliot, faleceu 9 anos depois de insuficiência cardíaca.

Acredito que a Barbie nunca foi uma versão em boneca da Bárbara Handler. Ela sempre representou Ruth, uma mulher moderna, visionária e uma das maiores inventoras da história. Talvez seja por falta de segurança e aceitação própria por parte dos filhos Handler ou o próprio mundo dos negócios que tomou toda a atenção de Ruth que causaram toda a complicação na vida da família Handler.

Espero ter esclarecido um pouco a respeito e conto com os comentários de vocês complementando o post. Um feliz de 2014 para todos!

11 comentários em “A família Handler

  1. Nossa! Que post maravilhoso! Muito “educativo”! E que história trágica hein? Essa Ruth era realmente uma mulher a frente de seu tempo. Com idéias modernas e polêmicas. Pena que aparentemente isso custou caro. Na minha opinião a polêmica maior sobre Barbie e Ken era justamente serem irmãos na vida real e amantes no mundo “barbístico”.

    1. Concordo com você, realmente não tinha visto por esse lado. É muito triste saber que por trás de tanto sucesso há este lado triste, de desentendimentos que veio a desunir a família.😦

    1. Olá Nicholas!
      Seja bem vindo ao blog!
      Realmente tenho pena do Kenneth por dois motivos: a confusão que o boneco trouxe a vida dele e se ele realmente era gay e morreu sem ser aceito até por ele mesmo…
      A Barbie sempre passa por essas coisas. Os puritanos sempre buscando fumaça onde não tem fogo kkk Como o corpo da boneca foi uma inovação na época, sempre vai existir quem critique a favor ou contra.
      Beijos!
      Magda

  2. Nossa só sabia que a boneca era por causa de baraba não essa história todo. E Barbara quando morreu?

  3. Já pesquisei em tudo que é site não acho a causa da morte da Barbara eu sei tudo sobre a barbie só falta esse item vcs podem me ajudar??

    1. Olá Rooh!
      Aparentemente a Barbara ainda está viva. O Kenned que morreu em 1994. Agora não temos muita notícia de como ela está atualmente. Infelizmente.
      Att

    1. Olá Thaiane! Você tem algum site de confiança que tem essa informação? Não encontrei muito a respeito de como a Barbara tem levado a vida ou se já morreu.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s