Em 2004, a fabricante Mattel inaugura a modelagem corporal da Barbie ModelMuse (realmente escrito assim, tudo junto). Diferente de outros corpos da Barbie, ele foi feito para exposição. Os braços, pernas ou pose não mudam e o tipo de vinil utilizado nele não possui flexibilidade. Como o próprio nome diz, o corpo é magérrimo igual ao das modelos e devido isso, há quem ame como também quem não ache graça. Eu faço parte do primeiro time assim como outros colecionadores, o Igor, por exemplo, do blog Model Muse Barbie que fala especificamente sobre Barbies com esse tipo de corpo.

As primeiras Barbies que utilizaram este corpo foram a Versace Barbie e Versus Barbie (Barbies assinadas pelo designer da marca italiana Donatella Versace) . Logo depois surgiu a primeira coleção com corpos MM e head face novos: a coleção Model of the Moment.





Em 2005, o primeiro Giftsets ModelMuse, com as bonecas Juicy Couture. Neste mesmo ano, a primeira MM com selo platinum foi a Barbie Judith Leiber.


O fim da coleção Model of the Moment aconteceu depois de uma segunda edição da Daria e Marisa (Acreditem que estes head faces tão bonitos não fizeram muito sucesso entre os colecionadores!). A coleção substituta desta foi a Best Models On Location (Best devido o criador da coleção ser Robert Best).
Logo surgiram muitas Barbies de designers com este corpo (o corpo MM é muito usado até hoje quando o tema é Barbies de designers) e não poderia deixar de citar a belíssima índia norte-americana American Wind Rider Native, com mold face Daria.



Em 2007, a Mattel cria inúmeras Barbies MM seja de personalidades, do Bob Mackie, Nascar e até da tradicional coleção Holidays. A Sanrio e Mattel produzem algumas duas dolls representando a marca Hello Kitty, a Hello Kitty Barbie e My Melody Barbie que fizeram muito sucesso e em 2008, outra Barbie Hello Kitty foi lançada devido isso. Além de uma segunda edição das Juicy Couture e uma belíssima noiva assinada pela Vera Wang (Lembrando que até então todos os anos haviam uma noiva assinada pela designer).


Na verdade a Mattel já fez várias Barbies Nascar então irei citar apenas uma delas (acho esta linda, apesar do mold face batido).

Não poderia deixar de citar a bela Barbie Loves Mac produzida em 2007 juntamente com uma linha de maquiagem da Mac.


A linda coleção Hard Rock também adotou o corpo MM.




Essa outra noiva Vera Wang foi produzida posteriormente, porém merece dar as caras no post kkk devido toda sua beleza e raridade.


Mais uma doll da musa do cinema, só que desta vez em corpo MM e mold face Mackie… #Amamos

Em 2010, novas ModelMuse surgem em homenagem as Ladies dos anos 80 (Cindy Lauper, Joan Jett e Debbie Harry) , e bonecas baseadas nas Bond Girls, “meninas” do James Bond.






E claro, em 2011 veio a tona a grande coleção Basics, amada por muitos colecionadores e adepta do corpo ModelMuse tanto nas Barbies como nos Kens em quase toda a coleção.



Em 2013, uma coleção similar a Basics porém com menor qualidade, a The Look, que substituiu então a amada Basics. E não podemos esquecer que o corpo ModelMuse também passou a marcar presença durante estes anos na enorme coleção sobre a cultura do mundo, Dolls of The World.


Como não citar a icônica Sports Illustrated Barbie celebrando o 50 º aniversário utilizando o famoso maiô zebrado? Apesar da Mattel já ter lançado diversas bonecas comemorativas semelhantes.

Além disso tudo, não é difícil encontrar muitos colecionadores que andam trocando os corpos de suas bonecas para o MM (eu mesma sou doidinha para fazer um dia isso com a maioria das minhas meninas).
Agora fica a pergunta que não quer calar: Qual a Barbie ModelMuse favorita de vocês?
Oi Magda,
gostei do seu post, super complexo e fiquei sabendo mais desse corpo o ModelMuse, parabéns pelo post, sério.
As minhas MM favoritas são as da linha Basic’s, a Cindy Lauper (<3 sonho de consumo) e a Sports Illustrated Swimsuit Barbie Doll.
Um super beijo,
e um bom domingo. 😀
Olá querida!
Tudo bom?
Muito obrigada! Sou fã deste tipo de corpo e também amo a linha Basics. Queria muito a Joan Jett também kkk
Um ótimo domingão para você também!
Beijos,
Magda
Continua sendo meu tipo de corpo preferido! Quando comecei a colecionar, fiquei surpreso com os detalhes, basicamente foi o que me abriu todo um universo de Barbies diferenciadas daquelas que vemos aos montes nas lojas. Mesmo com a ausência de movimentos, é tão elegante que até um pedaço qualquer de tecido jogado nele fica parecendo alta-costura. Excelente post!
Olá Mieke!
Você tirou palavras da minha boca kkkk
Sem dúvida o melhor corpo é o MM. Quando vi na primeira vez, achei meio estranho (devido a magreza excessiva), mas observando as ModelMuse dos outros e a forma elegante da postura delas, logo fiquei doida por um comprar uma Barbie desse tipo. Hoje um dos meus sonhos na minha coleção era poder padronizar o corpo MM e pivotal em quase todas minhas dolls.
Muito obrigada!
Beijos,
Magda
Oi Magda, obrigado por citar o blog. Sou suspeito para falar deste corpo, pois acho o caimento das roupas nele ótimo, além das bonecas luxuosas de designers. Ainda espero ver muitas bonecas com moldes de rosto que não ganharam corpo ModelMuse até hoje. Bjos.
Olá Igor!
Realmente elas conseguem ficar lindas em tudo!
Desejo muito ter dolls tão lindas quanto as suas algum dia 😀
Beijos querido e seja sempre bem vindo!
Magda
Adorei o “Post” alias foi por causa deste belo corpinho MM q comecei a colecionar e como já disseram acima, qq roupinha vira alta costura nelas, e já faço isso, qdo gosto de algum rostinho q não esteja em corpo MM eu já faço a troca e a séria DOTW é toda TNT as q comprei já troquei, ficaram lindas!! Parabéns pelo Post!!
Olá Everaldo!
Seja bem vindo ao blog! Muito obrigada 😀
Tenho muita vontade de fazer o mesmo em minhas dolls no futuro. É incrível como esse corpo valoriza as meninas!
Beijos!
Magda
A india eu acho um arraso de bonita. Minha próxima compra será ela.