Sobre a Barbie

Sendo bons colecionadores de Barbie, é interessante sabermos a história e curiosidades da boneca.  Através de diversas pesquisas, o Barbies Collectors elaborou um texto para os nossos caríssimos leitores mostrando boa parte do histórico de nossa queridinha. Espero que gostem e que possam viajar no tempo (caso saibam algo mais, por favor, nos diga para que possamos enriquecê-lo juntos).

Quem disse que a Barbie iria ficar assim quando chegasse aos 53 anos errou feio!

Depois de tantos anos de sucesso que está rodando o mundo, a Barbie anda esbanjando charme e elegância em todo lugar que vai e nada melhor a ver os “mistérios” por detrás de nossa estrela. Confiram:

       Inspiração da Barbie

Bild Lilli Doll
Bild Lilli Doll

Entre 1950 e 1964 foi produzida uma boneca famosíssima alemã inspirada na personagem de histórias em quadrinho, Bild Lilli, antes apenas um desenho que veio mais tarde a si tornar símbolo de sensualidade na Alemanha.

Lilly era atrevida e tinha muitos namorados nas histórias. Rebelde e cheia de atitude, tornou-se uma novidade (já que naquela época uma a mulher deveria apenas cuidar do lar e da família) e por este motivo, inspirou outras bonecas, incluindo a nossa queridinha, a Barbie.

Comparação da Barbie 1959 e da boneca alemã Bild Lilly
Comparação da Barbie 1959 e da boneca alemã Bild Lilly
  • Curiosidade: As primeiras Barbie feitas ficaram tão parecidas com a Bild Lilli que a Mattel foi indenizada por direitos autorais.

A boneca Barbie

Várias versões da primeira Barbie sendo que a primeira da esquerda é a versão original de 1959, logo após vem as Barbies Debut (Brunette e Blonde) pertencentes a coleção Fashion Model assinadas por Robert Best. Por último, a Barbie comemorativa dos 50 anos da própria com look mais moderno.
Várias versões da primeira Barbie sendo que a primeira da esquerda é a versão original de 1959, logo após vem as Debut (Brunette e Blonde) pertencentes a coleção Fashion Model assinadas por Robert Best. Por último, a Barbie comemorativa dos 50 anos da própria com look mais moderno.

Barbara Millicent Roberts, mais conhecida como Barbie foi criada em nove de março de 1959 por Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler. É produzida pela fabricante de brinquedos, Mattel.

Ruth Handler e Elliot Handler tinham uma filha chamada Bárbara, que gostava muito de brincar de bonecas desde pequena. Bárbara cresceu e mesmo sendo adolescente, continuou brincando. Ruth teve a ideia de fazer uma boneca adolescente, a qual batizou de Barbie, apelido de sua filha. Encomendada ao designer Jack Ryan, foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York em nove de março de 1959.

Barbie The Original Teenage Fashion Model 1959
Barbie The Original Teenage Fashion Model 1959 (Primeira Barbie vendida pela Mattel).
  • Curiosidade: As primeiras Barbies foram vendidas por três dólares e tiveram 340.000 exemplares. A profissão da boneca era The Original Teenage Fashion Model (Modelo adolescente). Para quem não sabe, a Barbie Original de 1959 era do tipo Ponytail, ou seja, o penteado do cabelo era estilo rabo de cavalo.  A maquiagem era da cor íris branca linear azul e tinha furos na base dos pés, para colocação do pedestal. Atualmente, uma peça da primeira boneca original supera os US$ 10 mil.

A boneca Barbie foi a primeira a ser maquiada e a ganhar acessórios e talvez essa seja a explicação ao grande sucesso em tão pouco tempo. As suas inovações, conquistou pessoas de todo o mundo desde a criação até os dias atuais.

O corpo da Barbie também passa por mudanças, a cintura da boneca gira para os lados (Twist ‘N Turn).

Barbie Twist N Turn 1967; Foto: Mattel

Em 1962, a Barbie se vestiu estilo Jacqueline Kennedy, um grande exemplo de moda e sofisticação.

Jacquelis nela: Silken Flame Barbie Doll Blond e Brunette.ne Keneded e Barbies inspirada
Da esquerda: Silken Flame Barbie Doll (Blond),Jacqueline Kennedy e Silken Flame Barbie Doll (Brunette).

Em 1965, a Barbie ganha pernas flexíveis (Bendable legs).

Barbie Bendable Legs 1965

Em 1968, a Barbie também sofre mudança no rosto, ganha aspecto mais jovem: cílios longos, olhos azuis, roupas coloridas e ricas em estampas.

Barbie All That Jazz 1968; Foto: Flickr

Veja mais (Basta clicar em cima para conferir a matéria completa):

Barbie Vintage (1959-66)
Era Mod (1967-72)
Midge-A Primeira Amiga da Barbie
Barbies Raras e Belíssimas
Ken Vintage

 

Amigos da Barbie que desapareceram rapidamente

Ainda estamos em formação. Aguarde a continuação desta página… 

12 comentários em “Sobre a Barbie

  1. Me ha gustado mucho este artículo, muy interesante!!! No dejes nunca de escribir porque eres una artista!

    1. Hola, mi querido amigo Ken! gracias por el cumplido! Usted es una gran persona y te admiro mucho también! Mil besos para mi amigo hermoso (creo que eres muy parecido a Ken) y volver pronto a mi ángel!

  2. Gostei muito de ler essa lista de coisas tudo sobre a nossa querida Barbie eu também gostei das imagens que tem no final desta página muito legal…

  3. Oi BIA eu queria fala que amei sua collecao das barbies
    ha eu tambem sou collecionadora de barbies mas eu nao tenho blog.

    1. Olá Aparecida!
      Na verdade, eu me chamo Magda rsrsr obrigada pelo elogio! AMo minhas garotas! Amaria ver sua coleção também! beijos e seja bem vinda!
      Magda

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s