Montserrat Pedrero fala sobre seu hobby para o Barbies Collectors

Montserrat Pedrero, leitora do Barbies Collectors, é uma brasileira que reside na Espanha e que também coleciona Barbies, que segundo ela, um sonho de Infância (título de seu blog “Un Sueño de Infancia”) e nada mais legal a um papo para conhecer melhor o seu lado colecionadora.

Uma pessoa de personalidade forte e decidida. Muito paciente também rsrrsrs confesso que custei a postar nossa entrevista devido à correria do dia a dia que não me dá descanso. Mas voltando ao assunto, a nossa colecionadora de hoje ama bonecas desde a infância e nada mais legal a falarmos sobre o que gostamos, não é? Então confiram mais uma entrevista do Barbies Collectors:

  • Há quanto tempo você coleciona Barbies?

Coleciono Barbies realmente desde que sou pequena, quando ganhei aos três anos minha primeira, uma noiva da Estrela, e depois juntava o dinheiro que a minha família me dava para ir ao Toy’s’rus e escolher a que mais gostasse.

Claro que em 2009 decidi virar colecionista de Barbie da linha Collector ou das chamadas Vintage, que são as originais de décadas posteriores. Tenho a intenção de continuar comprando Barbie até bem velhinha.

  • Por que você começou a colecionar Barbies?

Decidi um belo dia virar colecionista depois que percebi que não parava de pesquisar na internet por Barbies que tive, pelas atuais, olhar no Barbie Collector dos Estados Unidos. Em fim, redescobri meu amor por elas de sempre só que dessa vez tinha condições econômicas suficientes para fazer cumprir o meu sonho de infância que era ter muitas Barbies bem conservadas. E aqui na Espanha sai mais em conta ao Brasil, por exemplo, que são muito mais caras.

  • Qual foi a sua primeira Barbie e o que mais lhe chama atenção nela?

A primeira Barbie que tive foi uma noiva, produzida pela Estrela, autorizada na época pela Mattel no Brasil para produzir Barbie. Isso foi quando tinha três anos em 1986 e a Barbie devia ser de 1980.

Lembro que vi a boneca numa saída com a minha avó por Pederneiras/SP, a cidade da minha família materna, e a quis no mesmo instante. Minha avó estava acostumada a não gastar dinheiro assim que me ignorou.

Fiquei doente pela boneca e minha avó, finalmente, decidiu fazer a minha vontade. Só que ela me deixava brincar com ela me vigiando para eu não estragá-la. Mal sabia eu que ela estava ensinando-me o respeito pelos brinquedos e criando um “monstrinho” que um dia chegaria a colecioná-las.

Hoje em dia somente conservo o vestido, mas em perfeitas condições depois de alguns lavados a máquina. Ele já não é mais branco puro, mas conserva todas as bolinhas de Glitter e os botõezinhos perfeitos nas costas.

Comprei uma vintage de 1980, “Fun to dress” para poder restaurá-la e me de  lembro quando era somente um bebé.

  • Qual seu estilista favorito das Barbies Collectors?

Tenho devoção pelo Byron Lars. Adoro o jeito “over” de misturar estampados diferentes e a magia com que usa as cores. Sempre cria bonecas que mais parecem ser OOAK (únicas no mundo), cheias de detalhes rococós: Joias, cílios de verdade, riqueza de materiais, etc. E ele sempre usa bonecas negras, pois ele é negro e acredito que seja sua firma de artista.

  • Qual a Barbie que você mais gosta? Por quê?

A Barbie que eu mais gosto, e que tenho o prazer de ter na minha coleção, é a “Tarina Tarantino Barbie”, boneca que representa o mundo da designer americana de joias maravilhosas, Tarina Tarantino.

Com certeza é a minha preferida pela riqueza de detalhes em joias, complementos, sapatos com Strauss, cílios, coroa, meias rendadas rosinha… Em fim, poderia estar horas e horas descrevendo-a. É uma obra de arte do mais característico que a Barbie tem: A cor Pink, em seus longos e encaracolados cabelos.

Tarina Tarantino Barbie Doll; Foto: Barbie Collector/Mattel
  • Qual Barbie que você não tem e que seria o seu maior sonho de consumo?

Somente tenho duas da grande coleção das bonecas do Byron Lars, a “Pepper” e a “Sugar”. Assim, qualquer outra deste grande designer seria meu sonho de consumo. Mas se tivesse que disser uma, seria a “Mbili” do Byron Lars.

  • Como você faz para manter suas Barbies sempre limpas?

Tenho todas elas em duas vitrines de vidro da IKEA, a única vitrine dessa marca boa e barata que tem as medidas exatas para caber as Barbies em pé, em exposição.

Protegi da poeira as pequenas frestas de espaço das portas das vitrines com protetores emborrachados do frio para janelas. Mas isso não impede que entre a maldita poeira. Assim, de vez em quando tiro uma por uma e limpo as vitrines. O melhor mesmo e não encostar muito nelas com as mãos sujas. Tê-las somente para olhá-las.

Foto: Cedida para o Barbies Collectors pela Montserrat Pedrero. (Ela é bonita, não é? Os homens de platão não olhem apenas para ela não, viu? rrsrrsr vejam também a vitrine como é uma graça!).
  • Quais critérios você usa para escolher suas Barbies Collectors?

Os critérios que percebi que uso com frequência são relacionados ao meu gosto pessoal. Assim, gosto de extravagância nas cores ou em seu efeito, um uso magistral do tom sobre tom. Adoro tudo o relacionado aos anos 50 e todo o mundo Barbie Vintage me deixa como louca. Gosto muito da coleção de Silkstones pelo material, pelo molde de face e porque quase sempre são reproduções fantásticas da mulher dos anos 40 e 50.

Não escolho bonecas somente pelo “Label” à que pertençam. Mas se vejo uma que tem poucas unidades produzidas e não me mata de amores esteticamente, também compro para fazer rica e interessante a minha coleção.

  • Como os seus familiares/amigos reagem ao fato de você ser um colecionador de Barbies?

Quase todos eles ficam felizes e me apoiam em seguir colecionando ainda que perceba muitas vezes que a ignorância no tema faz com que não possa conversar com a maioria deles sobre o mundo que tanto adoro.

Tenho também uma porção de amigos que me vê como “freakie” e muitos outros acham que gasto dinheiro à toa. Realmente é um luxo poder ser colecionista de Barbies. Mas não me importa, sei que é difícil de entender para quem está fora disso tudo. É difícil para eles compreender os términos técnicos e sobre tudo a diferença entre bonecas “playline” e bonecas “Collector”.

  • Qual mensagem você deixa para outros colecionadores de Barbies?

Que continuem com essa ilusão que representa pertencer a esse amor por estas maravilhosas bonecas. Que eles são quem fazem com que a cada ano que se passa a coleção lançada seja maior e mais linda. E que comprem devagarinho no começo, porque normalmente a emoção do início, junto com a inexperiência, faz com que às vezes compremos coisa que não queremos. Temos toda a vida por diante, colecione sim, mas com muito critério sempre.

Confiram agora fotos da coleção de Montsserra e matam um pouco da curiosidade!

Foto: Cedida pela Montserrat Pedrero ao Barbies Collectors.
Foto: Cedida pela Montserrat Pedrero ao Barbies Collectors.
Foto: Cedida pela Montserrat Pedrero ao Barbies Collectors.
Foto: Cedida pela Montserrat Pedrero ao Barbies Collectors.
Foto: Cedida pela Montserrat Pedrero ao Barbies Collectors.

E aí, o que vocês acharam dela?

Se quizer ser entrevistado por mim, entre em contato que será uma honra poder conhecê-lo!

Autor: Magda Amaral

Brazilian. Student of SI in UFS. Barbie's Collector. FullStack Web developer and currently interested in tecnologies like AspnetCore MVC, C#, React JS... Also, developer. And more.

8 comentários em “Montserrat Pedrero fala sobre seu hobby para o Barbies Collectors”

  1. Olá Magda!! A coleção da Montserrat é realmente encantadora, meu deus ela tem a Tokidoki (sonho de consumo). Muito legal mesmo!! Adoro essa seção do seu blog falando sobre colecionadores. Super legal dividir a coleção de colecionadores com outros colecionadores né! Beijos da Caori 😀

    1. Oi minha amiga!
      Amei as Dolls dela também! Só a Tokidoki(tb é meu sonho de consumo hehehe) me matou de inveja rsrsrrs
      Muito obrigada por me visitar Caori!! confesso que o melhor que o blog trouxe para mim foi conhecer outras pessoas que curtem o mesmo que eu! Ver e mostrar minha coleção para pessoas de mesmo interesse me deixa muito feliz, sem lembrar que foi a partir desta parte que conheci ótimas pessoas(como você!).
      Beijos e seja sempre bem vinda!
      Magda.

  2. Ficou maravilhosa a entrevista! E foi uma delícia te conhecer. Espero que mantenhamos contato.
    Pessoal, convido pessoalmente à todo mundo conhecer toda a minha coleçao com riqueza fotográfica de cada Barbie individualmente. Confiram!

    Beijos!

    1. Muito obrigada pelo carinho e atenção!!(a Tokidoki deixou todo mundo apaixonado rsrrs). Também amei conhecê-la! espero falar com você sempre nesta pancada de redes sociais por aí! Tenho certeza que muita gente irá querer ver suas Barbies (são muito organizadas e bonitas).
      Um beijão e seja sempre bem vinda, minha nova amiga!
      Magda.

  3. Oi Magda ! Tempo que não comento aqui.Será que ela poderia doar a Tokidoki para uma criança carente ( eu XD).Muito linda.é muito bom participar desta seção.Eu indico.
    Beijos,Dhara

    1. Oi Dhara! Já tava com saudade de você, também! kkk você é engraçada rsrsrs essa de criança carente foi foda rsrsrs eu tb tô precisando de uma Tokidoki que não estejam precisando rsssrs Muito obrigada pelo elogio, mas devo assumir que ela só existi graças os meus ótimos amigos como você e outros que me apoiaram e fizeram esta seção seguir!
      Beijos e seja sempre bem vinda!
      Magda.

    1. Hola mi querido amigo, casi igual a Ken!
      Eres una gran persona! yo me senti una estrella cuando usted me dijo que era mi fan!
      Gracias por visitarme, mi dulce amigo!
      Besos y yo también soy su fan!
      Magda.

      Olá meu grande amigo quase igual ao Ken!
      Você é uma grande pessoa! nem me senti uma estrela quando você disse que era meu fã!
      Muito obrigada por me visitar, meu doce amigo!
      Beijos e também sou sua fã!
      Magda.

Deixar um comentário