Barbie Collector

Barbie Vintage (1959-66)

As primeiras Barbies tinham praticamente o mesmo rosto e penteados muito parecidos. Sabemos que em primeiro momento, não existiam outros personagens. Só em 1961 veio aparecer Ken, o namorado da Barbie e depois muitos outros que vinheram completar a família da boneca e a formar sua enorme lista de amigos.

Mural com Barbies Vintage; Fonte: http://www.flickr.com/photos/tinker-tailor/

Nos primeiros anos da Barbie, ela não era necessariamente loira. Podia ser morena ou ruiva também. Os penteados da Barbie mudaram várias vezes durante esta época: rabo de cavalo, estilo curto chamado de Bubblecut entre muitos outros que iremos ver agora que foram muito bem aceitos.

Barbie Vintage Ponytail (1959-66): Estes foram os primeiros modelos da Barbie que sofreram sete variações ao longo de sua comercialização. E é claro que quanto menor o número, mais valiosa esta boneca se torna. Muitas destas Barbies não eram pintadas e por isso, a cor pálida que a maioria tem.

  • Versões # 1 e # 2 Ponytail:
Barbie Vintage Ponytail 1959; Fonte: dolls4play.com
Barbie 1959 Vintage Ponytail; Fonte: glogster.com

Tempo depois, muitas repro foram feitas da primeira Barbie: Barbie 1994 comemorativa dos 35 anos da boneca e mais outra vez em 2009, comemorando os 50 anos da tal.

  • Versão # 3 Ponytail:
Barbie Vintage # 3 Ponytail 1960; Foto: calwatchdog.com
Barbie Brunette Vintage Ponytail 1960; Fonte: Ebay
  • Versão # 4 Ponytail:
Barbie Brunette Ponytail #4 1960; Fonte: emmasbetterworld.blogspot.com
Barbie Vintage Ponytail #4 1960; Fonte: Fashion doll Guide
  • Versão # 5 Ponytail:
Fonte: Ebay
Fonte: flickeflu.com

Curiosidade: Esta foi a única Barbie dessa época que possuia o corpo oco e muitas delas tem o rosto de vinil.

  • Ponytail # 6 e # 7: 
Barbie Vintage Ponytail 1962; Fonte: Fashion Guide Doll

Curiosidade: Algumas versões deste tinham as pernas pintadas e cores de lábios e blush mudaram muito ao longo do tempo.

Barbie Vintage Bubblecut (1961-67): Esse novo visual da Barbie foi notavelmente influenciado pela senhora Jackie Kennedy que usava cabelo curto conhecido como corte Bubblecut. Assim como a Ponytail, teve várias mudanças nos rostos.

Barbie Vintage Bubblecut 1961; Fonte: http://www.flickr.com/photos/20758136@N06/
Jackie Kenned; Foto: freewebs.com

Barbie Vintage Fashion Queen (1963): As perucas estavam em alta na década de 60 e a Barbie não poderia ficar de fora.

Fonte: dolls4play.com
Parte integrante da caixa da boneca; Foto: Fashion Guide Doll

Barbie Swirl Ponytail (1964): Esta foi a primeira Barbie que fez muito sucesso. Foi produzida até a Era Mod. Suas roupas e acessórios são muito procuradas por colecionadores.

Fonte: collectdolls.about.com
Repro feita em 2009 (Versão comemorativa dos 50 anos da Barbie); Fonte: missspottyjane.blogspot.com

Barbie Vintage Miss  (1964): Muito diferente das anteriores devido seu rostinho com olhos que podem abrir e fechar. O cabelo era moldado  e ela foi a primeira boneca a ter pernas dobráveis. Vinha com três peruc e acessórios.

Fonte: dollrestoration.com
Barbie Vintage Miss 1964 pertencente ao colecionador paulistano Carlos Keffer; Foto: iguatemiportoalegre.com.br

Barbie American Girl (1965-1966): Nomeiada assim devido o seu penteado, esta bela vintage fez grande sucesso e foi uma das bonecas mais glamurosas e cobiçadas pelos colecionadores. Suas peças custam altíssimo e são raríssimas.

Assim como a Barbie anterior, ela possui as pernas dobráveis.

Foto: Ebay
Fonte: http://www.flickr.com/photos/20758136@N06/5016609945/

Barbie Vintage Color Magic (1966): Esta boneca é muito rara e por isso, seu alto custo.

Foto: nicetwicedollshop.com
Foto: flickrhivemind.net

Fica a pergunta: Qual é a sua Vintage mais favorita? E qual a que você acha mais estranha/diferente?

10 comentários em “Barbie Vintage (1959-66)

  1. Oi Magda! Eu tenho algumas dessas vintages que você colocou aqui, claro que não são as “verdadeiras” lançadas na época, risos, mas são mesmo lindas! Até porque uma boneca dessa deve custar uma fortuna! Só as primeiras ponytail, com a franja enroladinha, eu achei muito feia! Risos… Gostei muito da ideia da Mattel de relançar os modelos de boneca da época, muito interessante mesmo!

    1. Oi Luciana!
      srsr Também tenho por enquanto uma das Vintage deste post (American Girl), e concordo com você que são lindas!!! Acho que essas bonecas Repro dão a oportunidade dos fãs da Barbie terem suas primeiras versões (já que como vc tb disse, custam muito!!) e são bonecas do estilo da época. Uma vez, vi minha mãe assistindo um filme antigo daqueles estilo de faroeste lá da época de Marilny Monroe, John Wayne e tantos outros feras, e notei como os penteados da barbie são parecidos (claro que das Vintage). E dá pra perceber o quanto a boneca acompanhou as tendências da época. Achei horrível a Barbie Miss (sei lá rsrs o rosto dela é muito estranho rsrs mas talvez um dia tivesse a minha por ser antiga ummm não sei bem rsrsr).
      Beijos querida e muito obrigada pelo comentário!
      Magda.

  2. Olá Magda!
    Assim como a Luciana e você disse é muito bom que a mattel faça essas dolls de épocas, para muitos colecionadores que apreciam mas não poude comprar por alguma razão e enfim a mais que eu gostei foi a Barbie American Girl (1965-1966), beijos.

    1. Olá amiga!
      Um dia você conseguirá ter a sua também. Acho que no Brasil estas bonecas são caras até demais (e bota cara nisso). Eles (os vendedores) exploram a pessoa em uma boneca simples, por exemplo, a uns dois meses atrás mais ou menos, eu fui ao shopping para comprar a famosa Raquelle Fashionista e quando me deparei com o precinho nada menos que 60 reais achei um roubo. Antigamente, existiam Barbies de 18,20,24 reais que eram bonitas apesar da simplesidade, enquanto que agora, a mais barata (se é assim que posso dizer) custa 40 reais e que geralmente vem com aquelas roupas agarradas ao corpo que são no mínimo pouco criativas rsrs e com uma maquiagem super mal acabada e cabelo pior ainda rsrsrs foi nesse dia que quando vi a American Girl por 100 reais achei mais em conta por ser uma repro vintage collector e dei preferência a ela (mesmo que estivesse doida pra ter uma nova Raquelle).
      Também gosto muito da American Girl, mas sei que tenho que ter a Barbie de 1959 rssrs
      Beijos e volte sempre Katia!
      Magda

  3. Olá amiga, adorei o post, e também a idéia da Mattel, de fazer esas repro !!!
    Concordo com você sobre as Barbie de agora, estão com bem menos qualidades que antes e bem mais caras, a melhor solução agora é comprar pelo Ebay!!!!

    1. Olá karina!
      Você falou o que eu esqueci de dizer rsrs comprar pelo Ebay! Os preços lá são super melhores, vi bonecas lindas (algumas gold label) por um preço incomparável com o daqui. Tipo, o preço de uma no Brasil compraria três bonecas gold label lá!! É uma pena que a Mattel tenha diminuido a qualidade dos bonecas (acho que o mesmo aconteceu com a Polly Pocket e o Max steel). O preço só faz aumentar e fica difícil de manter o hobby.
      Beijos amiga e obrigada pelo comentário!
      Magda.

  4. oi! primeira vez qe eu comento aqi(achei seu blog no my barbie doll)e amei seu blog : ) ,sobre as barbies vintage eu nao gosto de barbiecom esse rosto prefiro os rostos atuais

    1. Olá Pedro!
      Muito obrigada!
      Antes eu não gostava destas bonecas antigas, mas hoje passei a admirá-las e ter interesse em tê-las em minha coleção. Também amo Barbies Modernas!!
      Beijos querido e volte sempre!
      Magda

  5. Oi nao tive nenhuma dessas barbie, mais li toda materia pois e muito interessante, todas sao lindas e a que achei mais favorita seria Vintage Miss 1964.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s